Um das regiões mais impressionantes de Dubai, é o núcleo do Burj Khalifa, o Downtown Burj Dubai. Falo em núcleo porque a cidade é assim mesmo. Nucleada. O ponto alto dessa região, obviamente é o edifício mais alto do planeta, com 160 andares e 828 metros de altura. Construído em 6 anos (se fosse feito pelo governo do Brasil ainda estaríamos nas fundações), ao custo de 1,5 bilhão de dolares, essa obra estonteante (pra muitos literalmente) foi inaugurada em 2010. A brincadeira tem 49 elevadores, alguns deles os mais resistentes do mundo (vai acostumando, Dubai tem inúmeras coisas que são do mundo), e outros destinados a conhecer o topo do mundo. Nos andares 123 e 124, fica o observatório.

Lá se chega em 75 segundos. Isso, setenta e cinco segundos, e você não sente nada, além do estalinhos no ouvido, aquele mesmo da decolagem de aviões. Tem duas maneiras de curtir uma das vistas mais impressionantes do mundo. Uma delas é comprar o ticket At the Top, uns 65 dolares (compre antecipadamente no hotel, na hora vai doer bem mais que isso), agendando o horário preferido. O bacana no inverno é tipo 4, 4 e meia da tarde. Porque escurece as 5 e você vê o dia, o pôr do sol e o inicio da noite lá de cima. E tudo é impressionante.

A vista é 360 graus, então vai ter mar, vai ter deserto, toda a cidade e suas peculiaridades. Tem souvenires bem bacanas por lá, alguns que não vi em outros lugares. Pegando esse horário, você pode emendar outra coisa imperdível da cidade, que é ali mesmo, no pé do Khalifa, o show de águas iluminadas na fonte. Não é que é maravilhoso. Fica maravilhoso, pelo entorno. É realmente imperdível, vou deixar as fotos darem seu testemunho sem estender o assunto.

Esse núcleo tem vários prédios comerciais e residenciais de alto luxo, que por si só valem a vista. Se você pegou o bus turístico Hop On Hop Off, ele vai fazer a volta no núcleo, ofertando outras fotografias maravilhosas. Isso se você não estiver hospedado no próprio Dubai Mall Hotel, porque não?

A outra super atração do núcleo é simplesmente o maior shopping do mundo. Pois é, ele não fica em Nova Iorque. Fica aqui mesmo, coladinho no Burj Khalifa. Nasceu em 2008, com 1200 lojas, hotel, 160 fast food e 120 restaurantes. É tipo, muita cidade reunida. Claro que ainda tem uma pista de patinação, e um dos maiores aquários do mundo, com 33 mil animais marinhos. Coisa básica que qualquer shopping tem. Se você pegou o bus turístico, a entrada do aquário já veio junto. E vale a pena, é muito interessante mesmo.

Dentro dessa visita tem algumas lojas também, e por incrível que pareça, os preços podem ser melhores do que lá fora. Detalhe de compras em Dubai: Abu Dhabi é mais barato! Fui pra lá no último dia da trip, e já tinha pago tudo mais caro. É porque Dubai é muito mais turismo e negócio, então é mais inflacionada mesmo. O ideal é colocar a visita de Abu Dhabi no meio da trip, pra poder comparar o que você quer levar.

Bom, o shopping. É um super shopping, então, está tudo lá. Tem avenida fashion, com as grifes mais poderosas do mundo, tem Galerias Lafayette, enfim. Roupas nã vi vantagem, eletrônicos sim. Mas a parte que mais gostei mesmo foi a parte local do shopping, o Souk. Com as lojas deles. Muita coisa bonita, é toda estilizada, dedique um bom tempo por lá.

No próximo post, vamos ao núcleo Creek, o centro velho de Dubai!

Fotos: Arquivo Pessoal