Já falamos de forma geral da lindíssima e particular Abu Dhabi. Mas lá existe especialmente um lugar que merece um post exclusivo. É, sem dúvida, uma das edificações mais impressionantes que já vi. Sem contar, é claro, a importância religiosa. Construída em mármore da Macedônia, essa obra prima abriga 4o mil fieis, mas já chegou areceber mais de 50 mil e foi finalizada em 2007. É a oitava maior mesquita do mundo.

O impacto visual não demora a aparecer. Quando você começa a se aproximar dela, já entende porque é uma visita absolutamente imperdível. A Sheikh Zayed Grand Mosque homenageia o Sheikh responsável pela formação dos Emirados Árabes Unidos, e ele está enterrado lá mesmo. Em seu túmulo, há alguém lendo o Corão 24 horas por dia.

A entrada é gratuita, mas existe um código de vestimentas a seguir, como em qualquer mesquita. Vá com pelo menos 2 horas para a visitação. Talvez até seja apertado, porque ela é realmente grande e impressiona em cada detalhe. Não há como dar uma passadinha para tirar fotos apenas.

São 82 cúpulas, de tamanhos diversos e variados. Um número realmente impressionante. A maior delas tem 85m de altura! Já suas quatro torres chegam a monumentais 107 m de altura!

Os detalhes em toda a mesquita são de mármore colorido, que vieram de diversas partes do mundo. Inclusive do Brasil. São perfeitos, feitos por artesãos italianos estão por toda a parte e revelam todo o cuidado que sua construção teve.

Nem todos os lugares são acessíveis, nem mesmo para rápidas fotos, mas a visita é suficiente para conhecer essa magnífica mesquita. Quem tiver tempo, o ideal é visitar de dia, e também a noite. Infelizmente não conseguimos fazer a visita noturna, que conta com uma iluminação especial, que reflete as fases da lua.

Os lustres são de ouro, claro. Cristais Swarovski, e vidro de Murano. São muitos, fazendo compania ao maior tapete do mundo, que tem 5.700m2 e foi esculpido por 1200 mulheres.

 

Com esse post, finalizamos a série dos Emirados Árabes Unidos, este país realmente obrigatório pra quem curte conhecer o mundo. Até a próxima parada!!!

Fotos: Arquivo Pessoal