E chegamos finalmente, ao dia de amanhã...

Jack. Ele foi, desde o início, o líder. O personagem das decisões, certas ou erradas, as decisões tomadas. Pessoalmente, eu o achava chato. Mas no fim, entre outros tantos que tentaram tomar frente na liderança do grupo, foi sempre Jack que tudo tentava consertar, e agora, no último episódio da melhor série que eu já vi depois de Friends, Jack será o responsável por "fixed this". Ou não?

O "brother"do Jacob conseguirá destruir a ilha através do Desmond? Ou será ele trazido de volta a condição humana pelas mãos especiais do mesmo Desmond. O personagem que sempre foi a constante da ilha se revela muito mais importante do que parecia. E Jack, tenho que admitir, termina como começou: O líder, o nome, o cara que decide. Já quase sem muito mais o que teorizar, já que está bastante claro (pelo menos para mim) que não será contada a origem da ilha, ou de sua luz, ou dos primeiros guardiões, nos resta descobrir como a ilha termina. No fundo do mar, em uma imensa explosão, ou segue seu caminho, com guardião após guardião. Com um novo Jacob (que já é Jack), talvez com um novo Richard, e talvez com um novo "Black Rock"ancorado na praia, e observado por Jack e new-Locke.

Fora isso, a realidade paralela, ou futura, ou seja lá o que ela representa, chegará a um termo final com a realidade da ilha, o que pode ser ou não ser uma surpresa. Mas isso tudo vamos saber, logo, ainda hoje, no final de Lost... Medo? Lost?