Dizem que sou meio bairrista. Eu até confesso algumas vezes, discuto outras, mas o fato é que depende. Depende da situação. Se defender você mesmo, sua cultura, sua casa, sua família e sua terra é ser bairrista... Sim, aí sou bairrista. Agora, quando dizem que o pôr do sol do Guaiba é o mais lindo do mundo, ah, aí eu não sou bairrista mesmo! Essa é uma das maiores idiotices que ouvi sobre Porto Alegre até hoje. Mais que isso só alguém dizendo que essa é uma cidade turística. Aham. Turística. E tem muitas outras dessas, afirmações alucinógenas que ecoam campo afora.

E um dos apelidos carinhosos que a Capitolândia recebe no verão é Forno Alegre. Isso também, de certa forma eu considerava um apelo parecido com o pôr do sol do Guaiba, porque afinal, são tantas as capitais mais quentes... Me parecia uma forçada de barra injustificada, típica de bairrista que acha que a sua cidade tem tudo, é onde acontece tudo, onde tudo é melhor e mais bonito, enfim. Então essa semana o tempo esquentou aqui pelo Sul. Esquentou, e esquentou pra valer! Ontem, 3 de fevereiro de 2010, tivemos a "honra" de poder oficializar, sem bairrismo nenhum, o apelido Forno Alegre. Precisamente as 11:22, Porto Alegre era a capital mais quente do mundo! Vou repetir, a capital mais quente do mundo! O site americano especializado no assunto, o AccuWeather registrou e divulgou esse transtorno da natureza. Ora, Porto Alegre é uma cidade de quatro estações, tem invernos rigorosos, e chegou a esse ponto no verão?

A sensação térmica foi superior a 44° C, teve comentarista de futebol que simplesmente apagou em pleno estádio devido ao calor. Por toda a cidade os termômetros extrapolaram números desconhecidos para os gaúchos, conhecidos pelo inverno rigoroso. Não contente com a força do sol, ainda tivemos o prazer de conhecer a madrugada mais quente desde o início das observações, em 1910. Esses 34° aí do lado são da Rua da Praia, antes do dia amanhecer! Caldo pouco, é brincadeira! Quero ver alguém vim aqui dizer, que lugar de gaúcho é no meio da neblina e zero grau! O ar queima, o sol frita, sem ar condicionado o cérebro não funciona, e não tem nem como pegar o cavalo e rumar à outro rincão, sob pena de virar gaúcho assado em brasa.


Forno Alegre, apelido certificado, e sem bairrismo algum. E ainda tem gente que diz que o aquecimento global é pirotecnia midiática. Uhum. Sela o cavalo e vem pra cá, então.