A ARMA DE UM JEDI Jason Fry Jornada para Star Wars : O Despertar da Força

Tudo tem inicio no prólogo em que Jessika Pava, uma piloto de X-Wing, conversa com C-3PO sobre suas aventuras com o melhor piloto da Galáxia, Luke Skywalker, que acabara de destruir a Estrela da Morte com um disparo guiado pela Força, que ele ainda não entende e nem domina. Ela pede uma história pouca conhecida sobre Luke, e C-3PO conta a história...

Logo após o Episódio IV, Luke pilotando sua X-Wing em parceria com Wedge Antilles, comandados por Narra (Vermelho Líder), estão em combate com as caças imperiais, e vão se reagrupar no ponto de encontro. Lá, Luke recebe uma missão mais protocolar de recuperação de dados interceptados, usando uma lenta Y-Wing na compania de C-3PO e R2-D2. Mas no caminho da missão, o chamado da Força, combinado com um confronto com caças imperiais e avarias na nave os levam para o planeta Devaron.

Tentando encontrar um guia que o leve ao local do seu “sonho”, o lugar para o qual a Força o chama, Luke descobre que quer ir a Eedit, lugar que assusta todos os guias de caça ao herbívoro nativo chamado pikhrons (principal atividade local), e que ninguém vai lá por se tratar de um lugar amaldiçoado, um templo mal assombrado pelo espírito dos feiticeiros da velha guerra, aqueles que tentaram dominar a galáxia e foram mortos pelo império.

Enquanto Kivas conserta sua nave, Luke, R2-D2 e C-3PO segue guiado pelo misterioso Sarco Plank ao proibido Templo Jedi. A jovem filha de Kivas, Farnay, os segue de longe, temerosa pela fama de Sarco, a qual relatava que muitos guiados por ele jamais voltavam. Após trilhas pela mata, e dificuldades de transpor o monitoramento imperial que impedia o acesso ao Templo em ruínas, Luke e seus Droids chegam lá, vigiados de longe por Sarco.

Enquanto Luke descobre que o objetivo do chamado é entender melhor a Força e treinar com as esferas de treinamento Jedi, Farnay tinha voltado para casa e encontrado o pai capturado pelo Império. Ela é obrigada a levar os saldados e um oficial imperial até Luke. Nesse tempo, em torno de 2 dias, Luke já se desenvolveu bastante, e aprendeu a usar a Força como seu guia em combate.

Surpreendido pela tropa Imperial Luke está rendido, quando Sarco entra em cena mostrando uma arma poderosa, um bastão elétrico, e habilidades que permitiram que ele e Luke derrotassem a tropa Imperial. Mas esse era só inicio do combate. Sarco também tinha como objetivo saquear o Templo, que nunca tinha conseguido acessar pela vigilância imperial que Luke conseguiu driblar com o  auxílio da Força, através de uma caverna. Um duro combate foi travado, e a vitória de Luke teve ajuda dos pikhrons, até Sarco cair em profundo buraco, embora Luke ainda sentisse que ele vivia.

Com mais tropas Imperiais a caminho, Luke e seus Droids vão embora, destruindo o acesso à floresta pelos caçadores, e prometendo voltar ao Templo e reconstruir a Ordem Jedi. A história termina com o inicio de uma nova história, o retorno de Luke a Devaron, e o encontro com a jovem já habilidosa Farnay...