Saudades eu tenho! Muitas saudades! Quando eu era bem pequeno, lá na Interiorlândia, um dos meus desenhos preferidos era a Liga da Justiça. Sim, sou do tempo que a gurizada tinha infância, brincava, via "filminhos"e até rodava de bikes pelas "pistinhas"da cidade. Então eu assistia a Liga da Justiça, desenho que reunia todos os super heróis daqueles inocentes tempos. Superman, Batman, Mulher Maravilha, Super Gêmeos e muitos, muitos outros. O desenho ia e voltava de um cenário para outro com uma chamada visual, sonora, e uma frase clássica, que nunca vou esquecer: "Enquanto isso, na Sala de Justiça..." e a cena ia para o quartel general dos super heróis. Lá eles traçavam suas estratégias, cada um com sua função, saiam e executavam o combinado e pronto, o mundo estava salvo! Que saudade dos Superamigos! Que saudade da Sala de Justiça! Que saudade da clássica frase... Porque eles não tinham interesses pessoais, ou da sua terra natal. O Batman não se preocupava em defender os interesses de Gotham City, nem o Superman de Kripton. Eles tinham uma só voz e um só interesse: Salvar o mundo!

E agora o mundo está em perigo. E logo no seu ponto mais crítico, o próprio planeta. No dia 18 de dezembro, está terminando a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, que abrange 192 países. Os super heróis da nossa era, os que realmente mandam e determinam o futuro do mundo vão se reunir em Copenhague, na Dinamarca, para a 15ª Conferência das Partes sobre o Clima, a COP-15. O objetivo é traçar um acordo global para definir o que será feito para reduzir as emissões de gases de efeito estufa após 2012, quando termina o primeiro período de compromisso do Protocolo de Kyoto. E é deles que dependemos. Eles estão lá, na Sala de Justiça, determinando o futuro do nosso planeta, portanto, o futuro da humanidade.

A grande questão sobre os nossos super heróis, é que eles não são superamigos. Nem entre eles, nem os países que eles representam, e o pior, não são superamigos da Terra. Então vai ser discutido muita coisa, e definido pouca coisa, e executado praticamente nada. Nada que realmente faça diferença. Porque eles são políticos, defendendo posições políticas individuais de seus países. Porque eles não estão defendendo o planeta. Estão defendendo seus interesses econômicos, e é por isso que nada vai acontecer. Hoje, com nossa evolução toda baseada em indústria e consumo sem grandes preocupações com o meio ambiente, cuidar do planeta é caro. Muito caro. E ninguém quer perder dinheiro. Dinheiro que não vai valer nada quando não tivermos mais planeta. Mas eles não acreditam nisso. E se acreditam, acham que não será agora, que viver isso é assunto pra um futuro distante, nem de seus filhos será. Os super heróis do nosso tempo não são heróis do planeta, eles lutam por interesses individuais, e após isso, se der para colaborar um pouco com o planeta, aí sim.

Então estão lá, todos eles, falando besteiras com discursos vazios, justificando sua falta de ação com mil desculpas e empecilhos, e nada acontecerá. A COP nem acabou, e eu já sei que nada irá mudar. E sei disso não porque tenho bola de cristal ou algo do tipo. Sei disso porque o conceito está equivocado. Ninguém foi para a Dinamarca salvar o planeta Terra. Todos foram para lá representar os interesses econômicos dos seus países. Pois bem. Azar deles, e infelizmente nosso também. Porque o planeta não conhece países, nem quem fez mais ou fez menos. A Terra vai cobrar a conta, e vai ser de todos. E aí, veremos muitos representantes de países, com bolsos cheios de dinheiro, em um mundo que o dinheiro mal serve como papel, e aí ficaremos todos com essa cara abaixo aí, olhando o mesmo que ele... Para nada! E o pior, não será sem saber o que fazer. Será com cara de sem ter o que fazer!




Saudades. Saudades da velha Sala de Justiça...