Saúde, dinheiro, felicidade, amor, família, paz, sossego, sucesso...

São tantas as coisas boas para se desejar em um início de ano, e cada um tem suas prioridades de forma tão particular, que chego a conclusão de que a melhor maneira, o melhor resumo em uma só expressão para se desejar a todos no início de cada ano, é mesmo Muita Merda!

Essa expressão, tão paradoxal quanto abrangente, é muito usada no meio artístico, dita sempre antes do espetáculo em questão começar, em representação a uma "boa sorte" de maneira genérica. Existem várias teorias sobre a origem dessa interessante e peculiar expressão, mas as mais prováveis são duas, a seguir:

A primeira teoria reporta a Grécia Antiga, onde o meio artístico sempre muito ácido e crítico, se apresentava em anfiteatros sempre batendo forte na política e classes dominantes, que reagiam jogando merda no palco. Como o objetivo do meio artístico era mesmo criticar, quanto mais merda no palco, mais o objetivo estava alcançado. Ou seja, o que eles queriam era mesmo muita merda! Pois então, merda aos gregos!

A segunda, menos culta e mais casual, vem da França, e nos conta que o público costumava ir ao teatro em carruagens, naturalmente puxadas por cavalos. E cavalos, né? Fazem muita merda. O público descia da carruagem já pisando onde não devia, e por consequência a quantidade do "artigo" dentro dos teatros era uma representação da quantidade de público presente no espetáculo. Os artistas franceses queriam então, muita merda! Merda também aos franceses!

A virada do ano é uma espécie de botão "restart" gigantesco, um super botão que reinicia nosso calendário, que dá a impressão, e a sugestão de que temos a oportunidade de mudar tudo o que não está satisfatório, é uma espécie de data cabalística onde refazemos nossos planos, verificamos nossas metas, e tentamos colocar na linha tudo o que julgamos estar fora dela. Se é uma data validada pelos astros, escolhida pelos ETS, tirada na sorte nos dados, ou se é apenas uma convenção, nem importa. O que importa, é que temos este momento de revisar tudo, rever tudo, e reiniciar nosso calendário dos próximos 365 dias com novas e boas energias. Portanto, apreveite o momento, aproveite o dia, e quando clicar no botão de "restart" ao final do dia 31 de dezembro, o faça pensando em tudo que deseja de bom no próximo ano. Então, muita merda também à você brasileiro!

Com todo carinho, a Artigolândia deseja a você Muita Merda em 2011, seja em carruagens puxadas por cavalos "cagantes", seja em um teatro lotado com estrume voador!

Muita Merda! Carpe Diem!