2:17

Imaginem se o mundo inteiro apagasse. Todas as pessoas deste planeta desacordadas por exatos 2 minutos e 17 segundos. Aviões caindo, carros batendo, tudo, absolutamente tudo parado por 2 minutos e 17 segundos. Ao acordar, cada pessoa teria visto seu futuro, 6 meses adiante, pelos 2 minutos e 17 segundos.

Quais as possibilidades para o desfecho desse evento? E nem estou falando a nível mundial. Para cada pessoa. Imagine você vivendo esse fato. E na visão, nada. Apenas a escuridão... Estava dormindo? Ou... Imagine você se vendo ao lado de outra pessoa, que não é seu par... Imagine se a sua visão mostra alguém que você já perdeu, como seria? É claro que a dúvida de se realmente é futuro o que foi visto acontece, mas e se ela vai sendo derrubada por pequenas partes da visão que vão se confirmando? Você viveria sua vida como ela seria levada normalmente, ou a visão vai influenciar diretamente suas decisões? E se a visão mudar tudo, influenciar tudo e gerar um novo futuro? Um dos melhores filmes que já vi abordam com maestria essa questão, Efeito Borboleta.

Quando os visões começam a se complementar, alguém que você viu viu o mesmo que você, as suspeitas de que essa verdade relativa se confirmará vão ganhando força, ao mesmo tempo que direcionam as decisões para que isso aconteça. Neste seriado que começa prometendo muito, até por entrar no horário de Lost, é exatamente isso que acontece. E já no terceiro episódio, sabe-se que isso foi artificialmente provocado. Não teve uma causa natural. Então, possivelmente alguém manipulou isso. Então, alguém manipulou as visões para manipular o futuro. E se as pessoas influenciam suas decisões por acreditar que o inevitável irá acontecer, estamos frente a frente com a perda da maior responsabilidade do ser humano: O livre arbítrio.

Assim como os últimos grandes seriados da atualidade, Flashforward aborda por trás da ação toda, um tema extremamente forte, que na verdade enfrentamos todos os dias, mesmo sem saber. Ou alguém pensa que não somos testados todos os dias por esse tipo de jogo?


Então, o que você viu?